O Ensino

Ensino Fundamental I

Todo ensino é de grande importância, mas o Fundamental I é uma etapa de enorme importância. É aí que se inicia o processo de alfabetização o qual avança construindo estruturas de conhecimento que serão o alicerce para a aprendizagem futura de diversas disciplinas. É nesta fase que a abstração começa a se desenvolver e onde a autocrítica, a capacidade de planejar, a curiosidade e o interesse por novos conhecimentos se tornam constantes na vida do aluno.

Durante esse período, os professores têm que ser, não só mestres, mas personagens que com atenção e carinho especiais possam muitas vezes fazer o papel de familiares, preenchendo com paciência, as solicitações que alunos dessa faixa de idade muitas vezes requerem.

Aulas extra curriculares

• Aulas de Arte
• Aulas de Inglês
• Aulas de Música
• Aulas de Educação Física
• Brinquedoteca para atividades lúdicas e jogos psicopedagógicos

Todas estas aulas são ministradas por professores especializados em cada área.

Ensino Fundamental II

Todo Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) coincide com a época das mudanças e novidades na vida do estudante. O aluno chega para esta etapa com ampla base de conhecimento, que foi formada ao longo do Fundamental I. Agora ele é capaz, do ponto de vista psicológico de encarar um planejamento escolar mais complexo, pois já tem seu pensamento abstrato mais desenvolvido. Acontece que é um período de muitas mudanças físicas e mentais, que também afetam seus interesses e sua concentração.

Os professores têm que estar atentos para além de conhecimento, oferecerem aos alunos suporte emocional que lhes rendam segurança. É isso que nossos mestres e coordenadores buscam atender.

• Aulas de Redação
• Simulados

Ensino Médio

É no Ensino Médio que os alunos sentem os maiores desafios para concretizarem seus aprendizados. É uma etapa especialmente desafiadora para alunos e professores, que partem do conhecimento que trazem do Ensino Fundamental II e agora devem desenvolvê-los de forma mais profunda e especializada em cada uma das disciplinas. Nestes três anos os alunos têm que dominar desde a habilidade de resolver um problema de geometria analítica até a capacidade de debater questões literárias e sociológicas complexas.

Os professores do Colégio Brasil possuem uma formação de excelência estando capacitados para preparar nossos alunos para os melhores vestibulares do País.

• Aulas diárias dadas com competência e excelente material didático.
• Aulas suplementares nas disciplinas de exatas, dadas no contra período.
• Aulas de preparação para o Enem.
• Aulas de Educação Física dadas em local específico para o desenvolvimento de diversas modalidades esportivas.
• Laboratório de Redação.
• Aulas de Filosofia e Sociologia.
• Simulados.
• Simulados Enem.

* Novo Ensino Médio do COLÉGIO BRASIL *

O Colégio Brasil vem com uma proposta para o novo Ensino Médio que acompanha as principais tendências Educacionais onde todas as áreas de conhecimento são integradas, onde todos os componentes da BNCC são contemplados. Isso significa que os currículos contemplaram as aprendizagens relacionadas à Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, História, Geografia, Física, Química, Educação Física, Arte, Sociologia, Filosofia e Inglês
Além dos componentes comuns da BNCC temos os Itinerários Formativos que cria pontes entre o mundo do estudante no ensino médio e o seu futuro, esse Itinerário poderá ser escolhido pelos estudantes.
Os itinerários Formativos permitirá um melhor aprofundamento das aprendizagens conforme o interesse e a necessidade de cada aluno. 

No Novo Ensino Médio os professores contribuirão para a construção do projeto de vida dos estudantes. Ou seja, o aluno terá tempo e espaço para refletir sobre suas possibilidades de estudo e realizar escolhas responsáveis, coerentes com aquilo que deseja. Além disso, terá apoio para escolher os caminhos que seguirá ao longo do ensino médio e no seu futuro pessoal e profissional.

ITINERÁRIO FORMATIVO I

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA

  • Projeto de Vida e Desafios Atuais
  • Laboratório de Produção Jornalística e Tecnologia
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Raciocínio Lógico
ITINENÁRIO FORMATIVO II

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

  • Projeto de Vida e Desafios Atuais
  • Educação Financeira e Tecnologia
  • Redes Sociais
  • Patrimônios Culturais
Vamos conhecer um pouquinho dos ITINERÁRIOS FORMATIVOS

ITINERÁRIO FORMATIVO I

  • Projeto de Vida e Desafios Atuais

O Projeto de Vida proporciona experiências para aprender sobre a realidade, os novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicos
e ambientais) e a tomada de decisões éticas e fundamentadas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis.

  • Laboratório de Produção Jornalística e Tecnologia

A disciplina aborda os processos de pesquisa aplicados ao jornalismo, a construção de um texto, com um panorama das principais metodologias, a exemplo dos estudos de caso, análise de conteúdo, método biográfico, análise de discurso. O estudo das emoções e as interpretações.

  • Desenvolvimento Sustentável

Introdução ao Conceito de Desenvolvimento Sustentável. Sistemas de indicadores de Sustentabilidade. Conflitos Socioambientais.

  • Raciocínio Lógico

A disciplina tem o objetivo de construir um pensamento linear, enxergar um problema e, posteriormente, sua solução.

ITINERÁRIO FORMATIVO II

  • Projeto de Vida e Desafios Atuais

O Projeto de Vida proporciona experiências para aprender sobre a realidade, os novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicose ambientais) e a tomada de decisões éticas e fundamentadas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis.
O Projeto de Vida será trabalhado de forma integrada com todas as outras disciplina.

  • Educação Financeira e Tecnologia

Introdução aos conhecimentos Básicos da Educação financeira.

  • Redes Sociais

Introdução sobre redes sociais; Ética e direito no mundo virtual. Formação de grandes corporações associadas às redes sociais e seu papel no mercado financeiro e principais redes sociais utilizadas atualmente.

  • Patrimônios Culturais

A disciplina visa a um processo de valorização, conhecimento e preservação o patrimônio cultural de nossa sociedade. Chama a atenção dos alunos para se pensar em práticas a serem realizadas na escola, a fim de se indicar o papel do cidadão no efetivo cuidado com os Patrimônios Culturais do Brasil.

× Como posso te ajudar?